Meus equipamentos Novidades Amigos Campistas Início Campings desejados Campings visitados Dicas

23 março, 2012

Qual barraca comprar?

Quem tem vontade de passear por alguns dias mas está com pouco capital para isso tem sempre a opção do camping. O Brasil é pontilhado de áreas estruturadas para estas viagens econômicas e divertidas. Entretanto, quem opta por elas se depara com uma dúvida: e a barraca?
Existem muitos modelos diferentes, com variações sem fim de cores e tamanhos mas, a rigor, existem apenas 3 tipos: iglus, bangalôs e canadenses.

As barracas tipo canadenses têm um formato de chalé, de V invertido. Comumente, são aquelas barraquinhas que as crianças gostam de desenhar, já que o traçado é mais simples. Ela oferece um único ambiente (alguns chamam de “quarto”) em seu interior, podendo possuir uma pequena extensão à sua frente, considerada a “varanda” da barraca. São boas, mas sua estrutura é pesada para carregar, principalmente por causa da lona grossa. Em compensação, ocupam pouco espaço. Se estiver muito bem ancorada ao solo, esta barraca suporta ventos de intensidade média.

Continuando nosso ensaio sobre viagens econômicas, vamos falar das barracas tipo bangalô.Enormes e frequentemente com subdivisões internas – é possível encontrar bangalôs com dois “quartos” e um espaço comum que pode ser chamado de “copa” ou “sala” da barraca. Cabe uma pessoa de porte médio de pé dentro de uma dessas. O ambiente dessa barraca é muito confortável, mas carregá-la é um suplício: sua armação é muito pesada, e a lona é bem mais grossa. Ou seja, se você quiser uma dessas, é melhor que vá chegar de carro até o lugar onde vai montá-la. No quesito espaço de montagem, não tenha dúvidas: essa vai ocupar o espaço de três barracas pequenas. Devido às dimensões depois de montada, este modelo não é muito bom em locais de grande incidência de ventos fortes, pois sua aerodinâmica é praticamente zero.

E as barracas iglu? São as mais requisitadas atualmente. Extremamente leves (tanto a estrutura da armação, feita em fibra de vidro quanto a lona mais fina), de montagem super rápida e adaptável a terrenos com inclinação, estas barracas são a vedete dos campistas atuais. Podem abrigar de uma a seis pessoas em seu interior, mas com a bagagem do lado de fora, o que leva alguns campistas a planejar o acampamento com uma pessoa a menos, para que as mochilas possam ficar do lado de dentro. A maioria não tem divisórias internas como as bangalôs, mas são repletas de porta-trecos de todo tipo. Algumas trazem opção de varanda extensível, podendo esta ser aberta ou fechada. São as melhores barracas para agüentar ventos mais fortes.
Cada modelo traz vantagens e desvantagens, e o importante é que você avalie a que melhor vai atender sua aventura. Afinal, só porque estas serão viagens econômicas e teoricamente simples de empreender não quer dizer que você não vá precisar de algum planejamento – em especial com o lugar onde vai dormir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...